.Maria do Céu Caridade Professora da Escola Eb 2e3 de Cabeceiras de Basto

.pesquisar

 

.Julho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Por uma Escola Inclusiva

. AS TIC no Ensino Básico

. "Balanço Final"

. Dia Mundial do Ambiente

. Toxicodependência

. É de Aplaudir!

. "HOT POTATOES”

. A Net não é um Jardim de ...

. O Admirável Mundo da Inte...

. A Web 2.0

.arquivos

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

.tags

. todas as tags

.visitantes

Counter Stats
annual travel insurance
annual travel insurance Counter

.Rádio

blogs SAPO

.subscrever feeds

Quinta-feira, 26 de Abril de 2007

Utilização Pedagógica de um Blog

Perante o desafio de concretizar a utilização pedagógica de um blog, reflecti sobre a forma de o fazer, quer no que respeita ao alunos a quem se destinaria, quer aos conteúdos a aprender, nos quais o blog poderá ajudar.

A Educação para a Saúde, hoje frequentemente designada por “Adopção de Estilos de Vida Saudável”, tem sido um dos temas do Currículo do 9.º ano, aos quais tenho dedicado alguma atenção, como professora. Considero fundamental que num quadro em que, infelizmente, muitos dos alunos abandonam a escola após a conclusão da escolaridade obrigatória, cada aluno saia da escola com as informações e competências suficientes para poder assumir as responsabilidades, que cada cidadão tem na defesa e manutenção da sua saúde.

Estar informado é sem dúvida indispensável para que cada cidadão possa livremente tomar as suas decisões, em qualquer campo e também na Saúde. Opções como consumir ou não álcool, tabaco ou outras drogas, praticar ou não, uma alimentação saudável, praticar desporto ou optar por uma vida sedentária, como, quando e com quem iniciar a vida sexual, quais as medidas preventivas que se tomam, são exemplos de decisões que os nossos jovens têm de tomar e para as quais necessitam de estar informados. No entanto estar informado parece não ser suficiente, é necessário que tenham desenvolvido a capacidade de assumir atitudes e valores que considerem fundamentais.

A construção de um blog colectivo, ou seja um blog de turma em que cada aluno seja responsabilizado por, além de colocar posts, sites, vídeos, imagens, colocar também as suas dúvidas, as suas reflexões e tentar responder às questões levantadas pelos seus colegas, ainda que para tal tenha de fazer as suas pesquisas. O blog pode servir também para que cada jovem assuma a adopção de um comportamento que considere assertivo, e ao colocá-lo no blog, pode constituir não um exemplo para outros colegas, mas também servir de motivação para a adopção de outros comportamentos saudáveis.

Parece-me fundamental que de acordo com a regularidade que, professor e alunos entendam, deverá ser estabelecido um espaço, na aula, onde possa ocorrer uma reflexão acerca do blog, nomeadamente a importância que está a assumir para cada um, a necessidade de se definirem novas regras, outros aspectos a explorar, o que alterar, em fim, qual o caminho a seguir.

Ao Professor caberá entre, outras tarefas, supervisionar quer cientifica, quer pedagogicamente a construção deste blog, assegurando que todos os alunos participem e ainda assumir-se como um elemento que, assiduamente colabora nesta construção, quer comentando o que cada aluno vai fazendo, quer publicando as suas próprias reflexões. Desta forma além de ser uma fonte de apoio pessoal será também um elemento motivador.

Fica a necessidade de experimentar, para ver se efectivamente resulta. De momento há que esperar pela oportunidade.

 

 

 

 

publicado por Céu Caridade às 13:42

link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Prof. Maria João Gomes a 4 de Maio de 2007 às 10:58
Ficarei à espera, no rpóximo ano lectivo, que leves em frente este projecto e me dês conhecimento do mesmo!
De Céu Caridade a 5 de Maio de 2007 às 19:57
Não posso prometer, pois provavelmente não terei alunos, no entanto gostava de saber a opinião da professora quanto à viabilidade desta possível utilização dos blogs na aula de ciências naturais.

Comentar post

.links