.Maria do Céu Caridade Professora da Escola Eb 2e3 de Cabeceiras de Basto

.pesquisar

 

.Julho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Por uma Escola Inclusiva

. AS TIC no Ensino Básico

. "Balanço Final"

. Dia Mundial do Ambiente

. Toxicodependência

. É de Aplaudir!

. "HOT POTATOES”

. A Net não é um Jardim de ...

. O Admirável Mundo da Inte...

. A Web 2.0

.arquivos

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

.tags

. todas as tags

.visitantes

Counter Stats
annual travel insurance
annual travel insurance Counter

.Rádio

blogs SAPO

.subscrever feeds

Segunda-feira, 30 de Abril de 2007

BLOG- Um Espaço de Intercâmbio e Colaboração

Segundo Gomes (2005), a utilização dos blogs como Espaço de Intercâmbio e Colaboração é um exemplo do recurso aos blogs enquanto “estratégia pedagógica”.

            Muito embora, segundo a mesma autora, distinguir os blogs enquanto “recurso pedagógico” de blogs enquanto “estratégia pedagógica” não seja muito claro. O que é certo, é que se trata de um recurso versátil, dado permitir a utilização de estratégias didácticas variadas, o que, aumenta significativamente o potencial deste recurso.

            Gomes (2005) refere que efectivamente as potencialidades deste recurso/estratégia são muitas e dependem quase exclusivamente da existência das condições mínimas de aceso à Internet e da vontade dos professores e alunos.

            Importa, certamente, reflectir sobre a vontade dos professores. Em primeiro lugar esta vontade é necessária e atrevo-me a acrescentar indispensável. No entanto não é suficiente. Se é certo que um grande número de professores dominam hoje, o mundo das novas tecnologias e por isso, conseguem reconhecer-lhe um sem número de aplicações pedagógicas, e por isso a utilizá-las nas suas aulas. Não podemos esquecer que um grande número de professores, na sua formação inicial não viu contemplada esta área. Ao longo da sua carreira foi sendo confrontada com um progresso de tal forma acelerado quem não foi possível acompanhar.

            Quero com isto dizer que é necessário apostar, não só no equipamento das escolas, mas também na formação dos professores. No actual ano lectivo a área das Tic conjuntamente com a das Bibliotecas, foram as únicas que os Centros de Formação de Professores viram acreditadas nos seus Planos de Formação.

             Cabe aos professores saber agarrar esta e outras oportunidades, que vão surgindo, para assim, conseguirem dar o seu melhor contributo no processo ensino/aprendizagem.

 Referências Bibliográficas: Gomes, M. (2005). Blogs: Um recurso e uma estratégia padagógica. VII Simpósio Internacional de Informática Educativa - SIIE05, 311- 315.

 
publicado por Céu Caridade às 10:07

link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Prof. Maria João Gomes a 4 de Maio de 2007 às 11:16
Não é fácil acompanhar a evolução das tecnologias nem procurar formas de as integrar de um modo adequado nas nossas práticas lectivas. Compreendo também quando referes que os professores que não tiveram qualquer experiência a esse nível na sua formação inicial sintam mais receios e dificuldades. Todavia, como também referes, existem muitas oportunidades de formação que devem ser aproveitadas. Pessoalmente penso que os professores, talvez mais do qualquer outro profissional, têm grande necessidade de acompanhar o evoluir da sociedade. Quem, como nós, lida de forma tão próxima com ums grande sucessão de "gerações" de alunos?
De Prof. Maria João Gomes a 4 de Maio de 2007 às 11:19
Uma observação... quando citam ou referenciam um texto deve identificá-lo de forma completa no final do post ou colocar um link para o mesmo. Assim qualquer "leitor" do vosso blogue pode consultá-lo se assim o desejar.

Comentar post

.links