.Maria do Céu Caridade Professora da Escola Eb 2e3 de Cabeceiras de Basto

.pesquisar

 

.Julho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Por uma Escola Inclusiva

. AS TIC no Ensino Básico

. "Balanço Final"

. Dia Mundial do Ambiente

. Toxicodependência

. É de Aplaudir!

. "HOT POTATOES”

. A Net não é um Jardim de ...

. O Admirável Mundo da Inte...

. A Web 2.0

.arquivos

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds

Sábado, 5 de Maio de 2007

A possível utilização dos videos colocados no blog

       Efectivamente o ensino das Ciências Naturais constitui um espaço de formação  integral dos nossos alunos muito amplo. Desde a aprendizagem de conteúdos científicos , ao contributo para a criação de hábitos e estilos de vida saudáveis , de forma a responsabilizar cada um .

      O professor de Ciências têm sem dúvida uma grande responsabilidade na formação para a cidadania. Os três vídeos que apresento neste blog, podem ser utilizados de forma muito diversa. Por um lado podem servir de motivação para, em conjunto com os alunos, fazer pequenos vídeos educativos sobre temas relacionados com as ciências, o que certamente constituirá uma fonte de motivação e conduzirá os alunos a aprendizagens mais significativas e poderá envolver vários elementos da escola, além da turma e do professor de Ciências .

       No entanto penso, que cada um destes pequenos vídeos podem ser utilizadas nas aulas como estratégia de motivação, diagnostico ou até fonte de informação. Uma  boa exploração destes vídeos , a sua utilização como ponto de partida para um debate sobre problemas ambientais, a extinção de espécies , a poluição, os incêndios ou qualquer outro aspecto pode trazer resultados muito positivos.

       O recurso a um pequeno vídeo pode der fundamental para prover comportamentos, no âmbito da defesa do meio ambiente. Um vídeo que alerte de forma agradável, simples e chamativa, ajudará certamente os nossos jovens mais novos a adquirirem hábitos de separar o lixo.

      Na minha opinião estes pequenos vídeos têm grandes vantagens sobre os tradicionais filmes de vídeo , que ma maioria das vezes são muito grandes, o que obriga o professor a fazer cortes, seleccionar partes ou até a perder parte da aula a ver aspectos menos importantes.

publicado por Céu Caridade às 18:09

link do post | favorito
De José Oliveira a 5 de Maio de 2007 às 20:25
Olá,

O recente aumento das velocidades no acesso à Internet contibuiu para que este recurso possa cada vez mais ter um valor susbtancial. É hoje fácil pesquisar vídeos na Internet e a área das ciências pelo seu carácter, por vezes, eminentemente prático precisa de vídeos, precisa de "ver fazer", "ver a acontecer"...

Por outro o lado, a perpectiva do aluno como produtor de pequenos vídeos, pode tamém ser um factor de motivação e desenvolvimento da aprendizagem.

Sugiro uma visita à página do ciência na escola em http://ruby.dcsa.fct.unl.pt/moodle/ onde na secção de recursos existe já um conjunto e vídeos bastante interessantes para a área das ciências.
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.links