.Maria do Céu Caridade Professora da Escola Eb 2e3 de Cabeceiras de Basto

.pesquisar

 

.Julho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Por uma Escola Inclusiva

. AS TIC no Ensino Básico

. "Balanço Final"

. Dia Mundial do Ambiente

. Toxicodependência

. É de Aplaudir!

. "HOT POTATOES”

. A Net não é um Jardim de ...

. O Admirável Mundo da Inte...

. A Web 2.0

.arquivos

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

.tags

. todas as tags

.visitantes

Counter Stats
annual travel insurance
annual travel insurance Counter

.Rádio

blogs SAPO

.subscrever feeds

Domingo, 18 de Março de 2007

Os Blogs na Educação

Sem dúvida a Internet entrou na nossa vida. Ainda que o nosso gosto por esta área seja pequeno é impossível ficar indiferente, atrevo-me mesmo a dizer que por muito que se fuja das novas tecnologias estas invadem a nosso dia-a-dia.

Partir para a realização de um Mestrado é em si um desafio, para o qual já tinha interiorizado que necessitaria de recorrer à Internet, principalmente para ter acesso a determinadas informações, textos, entre outras pesquisas, no entanto o desafio foi mais além. De início a troca de informação, de bibliografia, de textos, com os professores, obrigou à consulta do mail, o que até então não utilizava com grande frequência.

O aparecimento no currículo da cadeira de Educação e Tecnologias Multimédia, se por um lado constituiu um factor de preocupação, dado não me sentir muito à vontade nesta área, por outro lado levou-me a fazer alguma reflexão e assumir que é altura de por de lado alguns “ódios de estimação” e abraçar o desafio começando a “navegar a sério”.

A constituição de um blog é neste momento já uma realidade o que só por si já é um avanço, no entanto não chega, há que enriquece-lo, até porque este deve constituir um portfólio digital, para o que será necessário saber mais sobre blogs e principalmente reflectir sobre qual será o seu papel no meio escolar.

Uma das particularidades dos blogs que estará, porventura, na origem do seu sucesso, poderá estar no facto de terem surgido seites de criação, gestão e alojamento de blogs gratuitos e de fácil utilzação. Segundo Gomes (2005), o conceito de blogs tem vindo a evoluir a um grande ritmo, e despertado o interesse de vários profissionais inclusive os da educação. Esta ferramenta, potencialmente, pode ser utilizada, quer como recurso, quer como estratégia pedagógica, o que segundo, a mesma autora nem sempre é possível distinguir. No entanto poderá dizer-se que como “recurso pedagógico” pode ser um espaço de acesso a informação especializada e um espaço de disponibilização de informação por parte do professor.

Como “estratégia pedagógica” um blog pode assumir-se, como num portfólio digital, um espaço de intercâmbio, de colaboração, de debate e de integração.

Quer seja explorado como recurso ou como estratégia, os blogs, constituem um novo potencial para o processo ensino aprendizagem, no entanto no âmbito da educação, muitas outras vertentes podem ser exploradas.

 Na minha opinião as escolas estão hoje dotadas de ferramentas que lhes permitem tornar a aprendizagem mais atraente e certamente mais eficiente, torna-se no entanto necessário apostar na formação dos professores para que estes estejam por um lado habilitados para o uso de tais ferramentas e por outro consigam corresponder às expectativas dos seus alunos, que no âmbito da TIC, estão muitas vezes mais além que o professor.

publicado por Céu Caridade às 21:20

link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De Prof. Maria João Gomes a 4 de Maio de 2007 às 10:56
O teu blogue é uma clara indicação de que estás a vencer o tal "ódio de estimação"! Espero que essa vitória seja mais do que uma necessidade "importa" mas se esteja a transformar num prazer e num sentimento gratificante de desenvolvimento pessoal e profissional. Aí quem se sentiria gratificada era eu, enquanto professora da "tal" disciplina de Educação e Tecnologias Multimédia"!
De Céu Caridade a 6 de Maio de 2007 às 20:22
Não sei bem porquê, mas não vi este comentário no blog. Falta de "saber fazer", certamente . Só o vi hoje no mail . Para ser verdadeira tenho de admitir que este desafio está a exigir um grande esforço, porque domino muito pouco estas coisas, mas reconheço que está a ultrapassar a imposição e com alguma satisfação pessoal. O facto de começar a fazer acaba por entusiasmar e levar-nos a querer chegar mais longe. Confesso que no inicio pensei que talvez se fossem repetir cenários anteriores. No momento sabendo que sou mesmo muito "maçanica ", existe a vontade de melhorar. Fica no entanto o sentimento de não saber se o blog está a seguir um "caminho" adequado. Até amanhã.

Comentar post

.links